Essa é uma dúvida que todas as organizações têm em algum momento. Será que vale a pena investir em comunicação interna? Qual o valor desse trabalho? Como enxergar resultados em algo aparentemente tão subjetivo? Se você é um profissional que atua nesta área, certamente, já deve ter feito essa pergunta algum dia ou ainda irá fazê-la.

Neste post você vai conseguir compreender e enxergar melhor o valor do investimento em comunicação interna.

Com um mercado cada vez mais competitivo, clientes cada vez mais exigentes e a concorrência mais apertada, é imprescindível se comunicar de forma estratégica com seu público interno.

O mercado exige diferentes investimentos em publicidade, assessoria de imprensa ou marketing digital. No entanto, para que esses investimentos se tornem efetivos, é preciso cuidar para ter colaboradores alinhados e engajados aos objetivos da organização, uma vez que as ações realizadas com o público interno refletem diretamente no público externo e certamente influenciarão no posicionamento da empresa no mercado. É imprescindível que as mesmas coisas que o cliente procura sejam as mesmas coisas que o público interno entrega.

Para conseguir um ambiente corporativo com colaboradores verdadeiramente engajados, é preciso que todos conheçam a cultura da empresa em que trabalham, os valores que ela possui, as maiores ambições e, também, qual o impacto de seus trabalhos nesses objetivos. Quando bem trabalhada, a comunicação ainda promove a integração entre os colaboradores.

Além disso, um outro fato muito importante é que, quando os colaboradores sentem-se valorizados, partes integrantes da organização, há uma melhora considerável em seu desempenho. De acordo com estatísticas do Tick Marketing, isso é uma verdade: a valorização faz com que 78% dos colaboradores se sintam mais motivados, com 65% deles trabalhando mais e 51% se mantendo fiéis à organização.

Algumas dicas de como comunicar de maneira eficiente

Aqui, vamos mostrar como a comunicação interna é importante para a cultura organizacional, uma vez que ela ajuda a encantar os colaboradores e, dessa forma, a consolidar a cultura organizacional e promover o comprometimento e a admiração. Além disso, ela também ajuda as pessoas a enxergarem como são importantes no desenvolvimento da empresa.

Utilize mensagens claras. Pensando nisso, a mensagem precisa ser clara, consistente, assertiva e completa, pois isso vai influenciar na forma com que o receptor irá interpretar o conteúdo recebido.

Entenda o seu público. Entender o perfil do público também é um passo importante antes de iniciar o processo de comunicação. Ela precisa ser direcionada para esse perfil dos colaboradores e, também, do público-alvo.

Analise a mensagem e os resultados dela. Para saber se a mensagem está verdadeiramente clara, analise-a antes de enviar e, após isso, acompanhe a repercussão. Colher feedbacks ajuda bastante. Caso a mensagem não tenha sido satisfatória, vale a pena repensar as estratégias, enviar um novo comunicado, esclarecer as dúvidas e estar disponível.

Envolva os líderes. Outro diferencial é envolver os líderes nessa comunicação, pois eles são o elo entre os colaboradores e a empresa e possuem grande influência na área em que atuam.

Alie estratégias internas e externas. Além disso, tenha um plano que envolva tanto comunicação externa como interna, pois isso otimiza os processos e gera mais segurança, agilidade no trabalho e credibilidade da imagem da empresa.

Comunique rapidamente. É muito importante, para que a comunicação seja efetiva, que ela seja rápida, feita no momento certo. Os colaboradores precisam ser atualizados rapidamente, principalmente em momentos decisivos, para se sentirem confiantes e próximos da organização.

Quais os melhores canais para comunicação interna?

Como já foi falado, um dos grandes desafios é fazer com que a mensagem seja entendida. É importante ressaltar que, a maneira como ela é comunicada impacta bastante nessa questão. Por isso, é importante utilizar recursos atrativos, segmentar e personalizar as informações sempre.

Aqui, vale evidenciar que, quanto mais expostas as mensagens, melhor é. Dificilmente os colaboradores vão ter iniciativa de procurar informações na Intranet, por exemplo. Além disso, se bastante propagada, clara e constante, a mensagem é fixada pelas pessoas.

Conheça os principais meios de comunicação interna:

  • TV Corporativa;
  • Murais;
  •  Jornais/Revistas impressos;
  •  Intranet;
  •  Newsletter Digital;
  •  E-mail corporativo;
  •  Rede social corporativa;
  •  Aplicativos;
  •  Rádio Corporativa.

Todos esse canais apresentam vantagens e desvantagens. É preciso conhecer o seu público e entender qual o meio mais adequado a ele.

Um canal que vem ganhando cada vez mais espaço nas organizações é a TV Corporativa. Flexível, pode ser utilizada para campanhas internas de endomarketing, avisos, gestão à vista, ações de gamificação, treinamentos, promoção da cultura organizacional e diversas outras ações.

O canal permite diversos formatos de conteúdo e a programação pode ser exibida o dia inteiro aos colaboradores. Para isso, as TVs são posicionadas em lugares estratégicos da organização.

Alguns diferenciais:

  •  Atrativa, pois está sempre em movimento e pode conter imagens e vídeos;
  •  Alcança colaboradores sem Internet;
  •  Informações sempre acessíveis;
  •  Comunicados curtos e de fácil entendimento;
  •  Atualizações remotamente, gerando dinamismo;
  •  Possibilidade de segmentação da mensagem;
  •  Sustentável;
  •  Editorias personalizadas.

Entendendo todos os benefícios e necessidades nessa área, a nossa solução de TV Corporativa tem uma linguagem moderna e digital. Com conteúdos relevantes, desenvolvidos exclusivamente para atender às necessidades de cada cliente, é possível divulgar informações, fotos/vídeos, indicadores, resultados/metas, entre outros, o que garante mais satisfação, alta assimilação e grande agilidade na comunicação, otimização de tempo e redução nos custos internos.

A Farol Sign possui uma solução de TV Corporativa diferenciada, sendo o sistema próprio, o que permite infinitas personalizações e customizações. Desenvolvemos templates exclusivos e personalizados para cada cliente, com alta qualidade gráfica, além de fornecer templates externos voltados para o mundo corporativo, com dicas de inglês, de português, etiquetas corporativas, vinhetas mensais em datas comemorativas, como Outubro Rosa, Dia dos Pais, Dia da Independência, entre outros.

Além disso, temos uma equipe treinada e capacitada para oferecer suporte em todo território nacional na implementação do projeto, desde o planejamento estratégico dos pontos das TVs até a instalação e manutenção preventiva e corretiva, com monitoramento ativo em todos os momentos.

Gostou de entender um pouco mais sobre a importância da comunicação interna? Pretende se comunicar com os seus colaboradores de maneira rápida, intuitiva, moderna e eficaz?  Entre em contato conosco e conheça a nossa solução.