A Tecnologia é uma grande aliada em diversos processos, principalmente na comunicação com os colaboradores, pois interfere diretamente na qualidade e agilidade das informações.

Hoje em dia, a comunicação interna nas empresas é mais do que um detalhe, mas um item essencial para o bom andamento da organização. Funcionários bem informados, engajados e motivados desempenham melhor suas funções e contribuem mais para o resultado do negócio como um todo.

No passado, a comunicação acontecia de maneira mais lenta, pois as ferramentas disponíveis eram mais engessadas e burocráticas. Hoje, o relacionamento mudou e se tornou mais ágil, pessoal e, em tempo real. Temos diversos recursos: dos mais formais, como o e-mail, aos mais informais, como as redes sociais e os aplicativos de mensagens, que permitem todo tipo de interatividade: texto, voz e imagem.

 

Dentro da organização, a tecnologia pode aproximar os colaboradores entre si e com a própria empresa. Os meios de comunicação que temos hoje têm que servir para disseminar dentro de uma organização a missão, a visão e os valores da empresa, ou seja, o DNA da companhia. Além disso, colaboradores bem informados sobre procedimentos internos, novidades e campanhas têm o sentimento de que fazem parte de algo maior, que são lembrados e valorizados.

Uma TV Corporativa, por exemplo, representa a união de todas as mídias geralmente utilizadas na comunicação interna, pois une tecnologia, acesso à informação e abrangência, veiculando conteúdo de interesse dos colaboradores e da organização. Além disso, é possível intercalar as mensagens de comunicação interna com conteúdo de utilidade pública (previsão do tempo, data e hora certa, notícias de economia do Brasil e do mundo, além de informações sobre o mercado em que a empresa atua). Outro uso bastante comum para a TV Corporativa é para veicular em tempo real as metas da empresa, mantendo todos informados e focados no resultado comum à organização.

Uma das maiores vantagens da TV Corporativa é justamente a atualização. Para uma empresa que possui várias filiais, é uma excelente forma de se comunicar com todos os escritórios de forma rápida – e velocidade às vezes pode ser essencial para o negócio. Como o sistema funciona 100% via internet, é possível que uma informação seja inserida em São Paulo, por exemplo, e automaticamente exibida nas unidades espalhadas por qualquer lugar do Brasil e do mundo.

A tecnologia melhora e muito a comunicação, onde o diálogo e o vínculo emocional são cada vez mais fundamentais nas empresas. Ter informações atualizadas sobre o negócio, sobre as expectativas e planos da empresa, também contribui com a produtividade. Neste sentido, a tecnologia também pode ajudar.

Ao utilizar um sistema baseado na nuvem e que possa ser acessado por dispositivos móveis, por exemplo, os executivos que viajam podem ter acesso aos dados corporativos, operar as ferramentas, se comunicar com o escritório e fechar negócios de forma remota. Por meio da tecnologia, também é possível quebrar a barreira imposta pelas paredes do escritório e conectar pessoas de diferentes departamentos e filiais, tornando o time muito mais colaborativo e produtivo.

Para finalizar, é importante lembrar que a utilização da tecnologia deve ser orientada ao negócio. Por isso, treinar as pessoas para a utilização das ferramentas é tão importante quanto conscientizar e normatizar o uso da tecnologia. Ao criar regras e deixá-las claras, a empresa mostra que dispõe de tecnologia para facilitar o dia a dia dos profissionais e em contrapartida eles se comprometem mais e entregam melhores resultados.